terça-feira, 30 de agosto de 2011

Funcionários do Serviço Funerário entram em greve em SP

Funcionários do Serviço Funerário de São Paulo entraram em greve nesta terça-feira para reivindicar reajuste salarial --a categoria já tinha parado em junho deste ano, mas afirma que as negociações com a prefeitura não avançaram desde então.
A reportagem conseguiu entrar em contato com 10 das 13 agências funerárias credenciadas à prefeitura. Todas confirmaram que, apesar do atendimento funcionar normalmente, os serviços de remoção dos corpos e sepultamento estão parados.
De acordo com um funcionário de uma das garagens do Serviço Funerário, todos os motoristas aderiram à greve. No entanto, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) assumiu o trabalho de transporte dos corpos para as funerárias e velórios.
Pela manhã, os servidores representados pelo Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo) faziam manifestação em frente à prefeitura e pediam uma reunião com o prefeito Gilberto Kassab.
O sindicato reúne ainda trabalhadores da saúde, do Iprem (Instituto de Previdência Municipal) e de autarquias municipais, que também participam da manifestação. De acordo com o sindicato, eles reivindicam aumento salarial de 39,79%, extensão de gratificações a todos os funcionários, plano de carreira e melhores condições de trabalho.
Os funcionários dizem estar sem reajuste real há mais de 20 anos. De acordo com a presidente do Sindsep, Irene Batista de Paula, a prefeitura tem dado aumento de 0,01% nos últimos anos --índice menor que a inflação.
Na última vez que o Serviço Funerário parou, em junho, motoristas, atendentes e sepultadores aderiram à greve, atrasando enterros e velórios na cidade.
De acordo com dados da Secretaria de Planejamento, o Serviço Funerário Municipal tem 1.366 servidores ativos. Ele é responsável pelos cemitérios e faz o transporte dos corpos de hospitais e prédios do IML (Instituto Médico Legal) para as funerárias e velórios.
Caso haja adesão total à greve, há risco de acúmulo de corpos nos hospitais e IML.
Procurada, a prefeitura informou que continua em negociação e que já participou de outras reuniões com o sindicato. Disse ainda que os servidores devem ser recebidos nesta terça por uma comissão.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/967497-funcionarios-do-servico-funerario-entram-em-greve-em-sp.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário