sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bancários e funcionários dos Correios em greve fazem passeata

(imagens: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/4714-manifestacao-dos-bancarios-e-funcionarios-dos-correios#foto-87789)Para potencializar o movimento, os funcionários dos Correios e os bancários em greve preparam uma manifestação conjunta para a tarde desta sexta-feira no centro da capital paulista, com concentração na rua Líbero Badaró.

"Estamos unificando nossas ações. Queremos entender as razões de empresários e o governo estarem reticentes. Por algum motivo, eles querem a greve", afirmou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro).

A paralisação dos bancários entra no quarto dia e segue sem qualquer canal de negociação aberto entre patrões e empregados. No Rio de Janeiro, o protesto da categoria terá duas atividades: na hora do almoço, um "sopão da miséria" com pé de moleque de sobremesa na avenida Rio Branco, no centro da capital, e, às 16h, o "Rock in Greve", no bairro do Andaraí, na zona norte.

Correios recorrem ao TST para acabar com a greve


Os Correios e os grevistas resolverão no TST (Tribunal Superior do Trabalho) os termos do fim da paralisação. Na manhã desta sexta-feira, os funcionários em greve realizaram assembléias em vários Estados do país e decidiram pela manutenção da greve.

As reuniões dos trabalhadores para definir os rumos da negociação foram marcadas depois que a empresa fez novas propostas, na tarde de quinta.

Bancários e funcionários dos Correios em greve fazem passeata

Em nota, os Correios informaram que será feita uma audiência de conciliação para que as partes cheguem a uma decisão judicial.

"Os Correios, depois de esgotar todas as tentativas diretas de acordo com a representação dos trabalhadores, não encontraram outra alternativa a não ser propor a conciliação junto ao Tribunal Superior do Trabalho".

A empresa ainda afirmou estar aberta "ao diálogo" e pediu que os trabalhadores avaliem novamente a proposta dos Correios, com o objetivo de concluir o Acordo Coletivo de Trabalho 2011-2012.

De acordo com José Gonçalves de Almeida, diretor da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios, Telégrafos e Similares), a federação ainda não foi oficialmente notificada a respeito da ação judicial.

Os funcionários estão em greve há duas semanas. A estimativa dos Correios é que cerca de 20% dos trabalhadores ainda estejam parados. A carga em atraso é de 120 milhões de correspondências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário