quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Metalúrgicos do ABC entram em estado de greve amanhã


O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou nesta quarta-feira que a categoria entra em estado de greve a partir de amanhã. A medida, que foi aprovada em assembleia hoje, atinge 70 mil trabalhadores de mais de 15 setores, como fundição, estamparia, máquinas e eletrônicos, autopeças, refrigeração e iluminação.
Os metalúrgicos farão nova assembleia na próxima terça-feira (20), em Diadema. "Caso não haja propostas das bancada patronal ou elas não contemplem o que a categoria reivindica, será decretada greve geral por tempo indeterminado", informa o sindicato em nota.
"A categoria exige um acordo igual ao conquistado pelos trabalhadores nas montadoras, de 10% de reajuste, abono e avanços nas cláusulas sociais", afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre. Os setores ofereceram reajustes entre 8% e 9%.
Segundo os representantes dos trabalhadores, até a data haverá protestos, manifestações, assembleias, paralisações pontuais entre outras ações nas fábricas.
De acordo com Nobre, o que os sindicatos patronais ofereceram até agora está longe do que a categoria reivindica.
"Por isso, entregamos aviso de greve empresa por empresa", disse. O aviso de greve cumpre exigência legal para evitar que os grupos patronais peçam à Justiça julgamento de uma eventual greve geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário