quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Servidores da Cultura em SC suspendem a greve mas podem parar novamente se não houver negociação com o governo

Os servidores e servidoras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Florianópolis, decidiram encerrar a partir de hoje, 13 de setembro, a greve deflagrada no dia 30 de agosto, proposta em Encontro Setorial da Cultura no Rio de Janeiro. A saída da greve, no entanto, fica condicionada à implementação de uma mesa de negociação específica da Cultura até o fim de setembro. Se não vier a ser criada, o indicativo é de reiniciar a greve a partir de 1º de outubro.
Os servidores dos dois órgãos, em Santa Catarina, também vão sugerir ao Comando Nacional de Greve um Encontro Nacional da Cultura no dia 7 de outubro, para debater sobre a mobilização do setor. Outra proposta é a realização de um dia de paralisação nos estados todas as quartas-feiras, já a partir deste dia 14.
Outra decisão dos grevistas de Santa Catarina é para que os estados mobilizados articulem com os estados não mobilizados, a realização das paralisações e a participação no próximo Encontro Nacional da Cultura, começando desde já a organizar a categoria em cada região e local de trabalho.
"Como sempre têm feito com outros órgãos de sua base, o Sintrafesc vem dando todo o apoio aos servidores e servidoras da Cultura em Santa Catarina, para que possam alcançar os seus objetivos", afirmou a presidenta do Sindicato, Maria das Graças Gomes Albert.
O Comando Nacional de Greve da Cultura esteve reunido com dirigentes da Condsef, no dia 9 de setembro, optou por indicar a todo os estados a suspensão da greve a partir desta terça-feira, 13 de setembro. Com isso, a categoria deverá fazer parte do protocolo de negociações com o governo, entre setembro de 2011 e março de 2012.
Os grevistas também querem a constituição de uma instância de ouvidoria e mediação de situações prejudiciais aos servidores, como constrangimentos, assédios e transtornos, que se realçaram durante o período de paralisação.

Fonte: Sintrafesc - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário