quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Contra arrocho, servidores gregos bloqueiam ministérios

Centenas de servidores públicos bloquearam nesta quarta-feira o acesso a diversos ministérios gregos em protesto contra uma nova lei que corta 30 mil vagas no funcionalismo estatal até o fim de 2011 e reduz salários e previdência.

Desde o início do dia, funcionários dos ministérios de Economia, Finanças, Desenvolvimento, Interior, Agricultura e Reformas Administrativas bloquearam o acesso aos prédios, impedindo qualquer atividade.

A partir das 5 horas da manhã desta quinta-feira (13), os meios de transporte público em Atenas permanecerão paralisados por 48 horas em protesto contra o corte no pessoal e a redução dos salários.

Os advogados também iniciam nesta quinta uma greve de uma semana, enquanto os garis – vinculados às Prefeituras – se mantêm de braços cruzados. A paralisação dos garis levou ao acúmulo de 7 mil toneladas de lixo nas ruas das principais cidades.

Os trabalhadores portuários de todo o país e os funcionários do Ministério da Fazenda também iniciarão uma greve de três dias a partir de segunda-feira em protesto pelas medidas de arrocho econômico.

Os sindicatos majoritários convocaram uma nova greve geral de 24 horas para o próximo dia 19, que se soma a uma onda de paralisações setoriais anteriores.

O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, convocou uma reunião do Conselho de Ministros para esta quarta-feira para discutir a liberalização da profissão de taxista, que emprega cerca de 27 mil pessoas em todo o país, e que possuía um sistema de licenças fechado que não permitia a emissão de novas permissões.

Fonte: Correio do Brasil - com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário