quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nova greve geral de 24 horas afeta atividade econômica na Grécia


A Grécia vive nesta quarta-feira uma nova greve geral de 24 horas que afeta todos os serviços públicos, os voos e o transporte ferroviário, assim como a atividade econômica nas empresas privadas, o ensino, a saúde e os bancos.
As confederações de trabalhadores (GSEE) e de funcionários públicos (Adedy), que representam metade da população ativa do país (cinco milhões de pessoas), convocaram a quinta greve conjunta de 24 horas até aqui no ano para protestar contra os profundos cortes impostos pelo governo.
Além disso, convocaram os trabalhadores a saírem às ruas para participar de duas manifestações que confluirão em um grande protesto diante do Parlamento de Atenas.
Os controladores aéreos de todo o país estão em greve e desde 0h nenhum avião aterrissou ou decolou, segundo informou hoje um porta-voz do aeroporto internacional de Atenas.
Também participam da greve advogados, farmacêuticos e funcionários das Prefeituras, além de outros profissionais.
Os cerca de 1.500 guardas externos das prisões, que transferem os prisioneiros, protestavam durante a manhã nos arredores das penitenciárias pelo corte de seus vencimentos, que alcança 50% em alguns casos, e a falta de pessoal.
Enquanto isso, os médicos dos hospitais públicos só atendem casos de emergência.
O transporte público ficou paralisado por três horas no início da jornada desta quarta-feira, mas começou a funcionar a partir das 9h locais (3h de Brasília) para levar as pessoas às manifestações.
Os funcionários do Ministério de Cultura também aderiram à greve, o que significou o fechamento de todos os monumentos, incluindo museus e a Acrópole de Atenas.
As medidas de austeridade, estipuladas com a CE (Comissão Europeia), o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BCE (Banco Central Europeu) e exigidas por essas instituições para fornecer a ajuda externa em forma de empréstimos, mantêm o país na recessão, que deve ser de 5,5% este ano, e aumentam o desemprego, calculado em 15,2%.
O projeto de lei sobre a redução de pessoal no setor público e o rebaixamento de salários e pensões tramitará amanhã no Parlamento e será votado no fim de outubro.
Um rombo de 45 bilhões de euros nos compromissos deste ano levou a medidas adicionais de 7,1 bilhões até o fim de 2012, durante a aprovação do orçamento para o próximo ano, que prevê um déficit de 8,5% do PIB em 2011 e de 6,8% em 2012.
Os parceiros europeus atrasaram a entrega de um lance de 8 bilhões de euros de ajuda externa até novembro, e a Grécia declarou ontem que seus fundos só chegarão até meados desse mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário