quarta-feira, 11 de abril de 2012

Greve de ônibus em Manaus chega ao fim, diz prefeitura


A greve de trabalhadores do transporte coletivo de Manaus terminou na tarde desta terça-feira, informou a prefeitura da cidade.

Segundo a administração, pelo menos 50% da frota de 1.465 ônibus já está nas ruas.

A greve, motivada por disputa interna no sindicato da categoria, deixou cerca de 500 mil pessoas sem transporte pela manhã, de acordo com estimativa da prefeitura. Comércio e indústria foram afetados porque muitos funcionários faltaram ao trabalho.

Segundo a Polícia Militar, rodoviários fecharam as garagens das cinco principais empresas do sistema. Um grevista permanecia detido na tarde de hoje por tentar apedrejar um ônibus. Há cerca de 10 mil trabalhadores no transporte público da cidade.

Uma audiência no Ministério Público do Trabalho constatou a ilegalidade do movimento, iniciado em razão de disputa pela liderança do sindicato da categoria.

A antiga diretoria, destituída em dezembro de 2011 por suspeitas de irregularidades, não aceitou o comando de uma junta governativa, determinado pela Justiça do Trabalho.

Em reunião com os líderes do movimento na sede do MPT (Ministério Público do Trabalho), o procurador-chefe do MPT, Jeibson Justiniano, assinou um acordo após constatar que a paralisação foi ilegal.

O movimento dos rodoviários, segundo o procurador, foi provocado por um grupo contrário à junta governativa. Esse grupo, disse Justiniano, não informou às empresas do sistema sobre a manifestação e nem garantiu a manutenção de 30% dos serviços em funcionamento, como determina a legislação.

A reportagem procurou o sindicalista Josildo Oliveira, um dos líderes da paralisação, mas ele não respondeu as ligações. Ele é irmão do vereador por Manaus Jaildo Oliveira (PRP), que negou ter apoiado o movimento.

O presidente da junta governativa, Francisco Bezerra, disse que o sindicato não teve envolvimento com a paralisação.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário