segunda-feira, 21 de maio de 2012

Com greve confirmada, estações de trem estão fechadas em Porto Alegre

A greve dos metroviários está confirmada em Porto Alegree na Região Metropolitana. Na manhã desta segunda-feira (21), as estações da Trensurb estão com as portas fechadas com cartazes informando sobre a decisão do sindicato da categoria, o Sindimetrô. A decisão pela paralisação foi tomada em assembleia realizada na tarde de quinta-feira (17), com a duração de 24 horas.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) prepararam uma operação especial, com reforço nas linhas de ônibus para amenizar transtornos principalmente nas saídas da Região Metropolitana em direção à capital gaúcha. Os motoristas encontram congestionamentos principalmente na BR-116.
estação em Porto Alegre fechada na manhã de 21 de maio
Mesmo com o anúncio da paralisação desde a semana passada, uma liminar da Justiça do Trabalho determinou o funcionamento pleno do serviço das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 20h30. Uma multa de R$ 70 mil por horário descumprido foi fixada para o caso de desobediência. A primeira viagem dos trens deveria partir às 5h, de acordo com a tabela de horários da empresa, mas não há previsão de abertura nesta segunda.

"Estamos totalmente parados, a adesão da categoria é unânime, os trens não circulam. Estamos nos reunindo e avaliando o movimento", disse o secretário-geral do Sindimetrô-RS, Clóvis Pinheiro em entrevista à Rádio Gaúcha. "

Os funcionários do Trensurb reivindicam um reajuste salarial de 21,51%. A categoria disse que apresentou a proposta há mais de 60 dias, mas não recebeu resposta. Já a empresa alega que o processo de negociação estava em andamento e que foi pega de surpresa pela paralisação.

Uma média de 180 mil pessoas utiliza o transporte diariamente, segundo a empresa.

fonte: g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário