quarta-feira, 23 de maio de 2012

Greve paralisa linhas da CPTM e METRO em SP

A greve dos metroviários, iniciada à 0h desta quarta-feira, faz com que as linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha do metrô de São Paulo operem parcialmente. As linhas 5-lilás e 4-amarela ocorrem normalmente.

Segundo o Metrô, a linha 1-azul opera entre as estações Ana Rosa e Luz, a linha 2-verde opera entre a Ana Rosa e Clínicas, e a linha 3-vermelha funciona entre as estações Bresser-Mooca e Santa Cecília.
Catraca fechada na estação Barra Funda em SP 

As operações em todos esses trechos começou atrasado em decorrência da greve. A operação está sendo realizada com funcionários que não aderiram à greve e com seu quadro administrativo que auxilia nas estações e bilheterias.

Os metroviários decidiram entrar em greve na noite de ontem após audiência realizada com mediação da Justiça do Trabalho. Segundo o sindicato da categoria, cerca de 2.000 pessoas votaram pela greve. O Metrô ofereceu aumento real de 1,5% e 4,15% de correção, enquanto os funcionários pedem 5,37% de correção e 14,99% de aumento real.

Após a audiência no TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região), a desembargadora Anélia Li Chum decidiu que os funcionários devem manter 100% do efetivo nos horários de pico (das 5h às 9h e das 17h às 20h) e 85% nos demais horários --decisão que não será cumprida, segundo o sindicato.

Em caso de descumprimento, o sindicato terá que pagar multa diária de R$ 100 mil.

CPTM

As linhas 11-coral e 12-safira da CPTM também estão paradas nesta quarta-feira. As duas linhas ligam o centro de São Paulo a cidades da região metropolitana, passando pela zona leste. A categoria quer reajuste salarial superiores a 6,17% --valor oferecido pela CPTM-- e o aumento no vale refeição, entre outros pontos.

Com a paralisação, a SPTrans acionou o Paese, com ônibus extrar para atender os passageiros dessas linhas. Para atender a linha 1-coral há 30 ônibus operando entre as estações Brás e Guaianases. Já na linha 12-safira, há 30 ônibus entre o Brás e o Itaim Paulista.

Os funcionários das linhas 8-diamante e 9-esmeralda, também da CPTM, decidiram entrar em estado de greve, o que significa que a partir de hoje eles usarão coletes e distribuirão material informativo sobre a possibilidade de greve.

fonte: folhasp.com.br

ACOMPANHE: www.metroviarios.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário