segunda-feira, 14 de maio de 2012

Metroviários realizam paralisações em cinco capitais do país


A partir de terça-feira (15), cerca de 520 mil passageiros de metrô e trens urbanos ficarão sem transporte em cinco capitais brasileiras. Os metroviários já cruzaram os braços em Belo Horizonte e prometem paralisar as atividades também em Recife, Natal, João Pessoa e Maceió.

A categoria protesta contra a proposta da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) de não reajustar os salários este ano.

Francisco Colombo, presidente da companhia, disse à Folha que segue determinação do governo federal. "A orientação que a gente tem até agora é negociação zero em termos de salário. Nós seguimos uma orientação do governo federal. É para, este ano, conter despesa", afirmou.

O presidente, que está no cargo há um ano, informou que vai a Brasília esta noite para tentar uma proposta melhor do Ministério das Cidades.

A principal reivindicação da categoria é a reposição da inflação, o que representa um reajuste de 5,1%. Os trabalhadores também exigem gratificação de desempenho por passageiro transportado, pagamento integral de plano de saúde e adicional noturno de 50%.

Em Belo Horizonte, o Sindimetro-MG (Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) calcula que entre 210 mil e 230 mil passageiros estão sendo afetados pela paralisação.

Nesta segunda-feira, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) em Minas determinou o funcionamento normal dos trens urbanos de Belo Horizonte de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h e das 17h às 20h.

Aos sábados, todos os trens devem funcionar das 5h30 às 9h, segundo a liminar. A pena para descumprimento é de R$ 5.000. Uma reunião de conciliação entre sindicato e CBTU está marcada para às 16h30 desta segunda.

Em Recife, a greve programada para começar às 22h de hoje deve afetar 270 mil usuários.

Em Natal, João Pessoa e Maceió, a greve começa à 0h de terça.

Na capital do Rio Grande do Norte, além das reivindicações comuns às outras cidades, o Sintefern (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado do Rio Grande do Norte) pede ainda que os trens que estão parados desde outubro --três dos quatro existentes-- voltem a operar. Com a greve, cerca de 3.500 pessoas devem ficar sem transporte em Natal.

Em João Pessoa e em Maceió, aproximadamente 10 mil pessoas devem ser prejudicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário