terça-feira, 10 de julho de 2012

Greve em call center suspende teleatendimento do Detran


Pelo menos 40 mil motoristas do estado do Rio, que ligam diariamente procurando o teleatendimento do Detran, foram prejudicados nesta terça-feira porque, desde as 6h da manhã, funcionários da empresa terceirizada Criativa Participações, que opera o setor, não assumiram os postos de trabalho por causa de uma greve, alegando salários atrasados e acordos que não foram cumpridos pela empresa. O Detran explicou que tomou providências administrativas contra a empresa. Cerca de 600 funcionários abandonaram seus postos e, com isso, o atendimento telefônico a motoristas não está sendo realizado durante esta terça-feira. Segundo o Detran, uma média de 40 mil ligações ficaram sem resposta. Oitenta por cento delas era para agendamento de vistoria.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações (Sinttel/Rio) explicou que os funcionários da Criativa Participações entraram em greve porque a empresa ainda não pagou o reajuste salarial de seus empregados e que vem desrespeitando a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT/2012), em vigor desde 1º de janeiro, data base da categoria. A empresa prometeu depositar o dinheiro ainda nesta terça, mas depois afirmou que depositaria nesta quarta. Funcionários da Criativa fizeram manifestação na calçada do prédio do Detran para reivindicar seus salários. O Sinttel esteve no local e os trabalhadores informaram que só retornariam ao trabalho quando a empresa entrar num acordo com o sindicato. A Criativa Participações não quis falar sobre o problema..

Mesmo diante de notificação do Sinttel-Rio no dia 28 de abril passado, na qual a entidade exige o cumprimento imediato da CCT e pagamento de respectivos reajustes salariais e de benefícios, a empresa, segundo o sindicato, nada fez. O reajuste salarial é de 6,08%. A empresa presta serviços ao Detran há mais de cinco anos e, de acordo com o sindicato, mesmo diante de inúmeras denúncias, o órgão se omite e não toma qualquer atitude contra a prestadora.

A assessoria de imprensa da Sinttel/Rio explicou que há dois anos os trabalhadores do call center do Detran/Criativa só receberam o reajuste depois de parar o atendimento por dois dias. Para Virgínia Berriel, diretora de negociações coletivas do Sinttel-Rio, a Criativa age como uma empresa "sem comando e sem gestão". Além de não pagar o reajuste ela não apresentou sua proposta para pagamento da PPR/2011.

A Sinttel esclareceu, ainda, que os empregados que saíram de férias no mês de junho até hoje não receberam o abono de 30%. No dia 20 de junho, pela terceira vez consecutiva, a Criativa suspendeu o plano de saúde embora continue descontando nos contracheques o valor de R$ 60 por empregado. Quem tem dependente paga mais. A empresa também desconta o INSS e não repassa ao órgão previdenciário.

Segundo Berriel, há meses a Criativa não procura o sindicato para homologar rescisões de trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos. Diante de todos esses abusos, no dia 2, o sindicato notificou novamente a empresa a cumprir a CCT e pagar o que deve aos empregados.

fonte: oglobo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário