terça-feira, 10 de julho de 2012

Grevistas ocupam reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo


Cerca de 300 professores, servidores técnico-administrativos e estudantes ocuparam nesta terça-feira o prédio da reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória.

O ato, realizado simultaneamente em outras universidades do país, é uma tentativa de pressionar o governo federal para negociar com as categorias em greve.

No início da noite, os manifestantes começaram a montar barracas no saguão de entrada, onde deverão passar a noite. Será distribuído jantar.

Os organizadores da ocupação irão exibir filme e promover um show com banda de forró no local.

Pacífica, a ocupação do prédio ocorreu após um ato público no início da manhã no Hospital Universitário Cassiano Antonio de Morais (Hucam).

Os manifestantes também são contra a resolução do conselho universitário que propõe o ingresso do Hucam à EBserh (Empresa Brasileira de Hospitais Públicos).

Depois de dar um abraço simbólico no Hucam, os participantes partiram em caminhada até o campus de Goiabeiras, em Vitória.

Segundo o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, a ocupação vinha sendo planejada pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) e não está impedindo o funcionamento de nenhum setor da reitoria ou da universidade.

"Esses assuntos, como a negociação salarial dos servidores, fazem parte de ata nacional e não passam pela reitoria", afirmou.

"O que estamos tentando fazer é intermediar conversas com os ministério da Educação e do Planejamento para que os problemas terminem o mais rápido possível", disse o reitor.

De acordo com a Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), 92 instituições federais de ensino superior estão em greve no país.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário