quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Greve obriga Lufthansa a cancelar dois terços de seus voos


A companhia aérea alemã Lufthansa cancelou dois terços de seus 1,8 mil voos programados para sexta-feira perante a greve de 24 horas dos tripulantes de cabine, com exceção dos pilotos, convocada pelo Ufo, sindicato do setor.

Um porta-voz da companhia anunciou nesta madrugada que só funcionarão com normalidade os 600 voos programados por suas companhias aéreas filiais como Germanwings e outras companhias do grupo como Austrian Airlines e Swiss, mas tentará operar suas rotas intercontinentais.

O conflito trabalhista entre a maior companhia aérea europeia e o sindicato do pessoal de cabine se mantém sem que nenhuma das partes pareça disposta a fazer concessões após dois dias de paralisações temporárias que afetaram os aeroportos de Frankfurt, Munique e Berlim.

Mais de 500 voos foram cancelados e 90 mil passageiros foram afetados direta ou indiretamente pelas interrupções, que causaram até agora perdas milionárias de dois dígitos segundo estimativas da imprensa especializada, embora a Lufthansa não tenha divulgado números concretos.

O sindicato indicou que a greve convocada para esta sexta-feira só será cancelada no caso de a direção da Lufthansa aceitar a intervenção de um mediador independente.

A campanha de greves do pessoal de cabine começou na sexta-feira passada, no aeroporto de Frankfurt, e prosseguiu na terça-feira nesse mesmo aeroporto, além dos de Berlim e Munique.

O sindicato anunciou há nove dias o início das interrupções após o fracasso das negociações com a direção da Lufthansa e após consultar seus filiados, que respaldaram majoritariamente a greve.

Após três anos de congelamento salarial e 13 meses de negociações infrutíferas, o Ufo exige para o pessoal de cabine da Lufthansa aumentos salariais de 5% e o compromisso de não contratar pessoal externo.

Greve da Lufthansa afeta ao menos dois voos do Brasil
A greve de 24 horas prevista pelos tripulantes de cabine da companhia alemã Lufthansa obrigou a empresa a cancelar 1.200 voos, entre eles dois que têm o Rio de Janeiro como origem (na quinta) ou destino (na sexta).

Os dois voos diários da companhia à Europa partindo de São Paulo não haviam sido afetados até a conclusão desta edição.

Foi cancelado o voo LH 501, do Rio de Janeiro para Frankfurt, na Alemanha, previsto para partir às 21h15 de quinta do Galeão. Também foi cancelado o LH500, que partiria sexta de Frankfurt às 10h15 com destino ao Rio.

A assessoria da empresa informou que os passageiros afetados podem pedir reembolso ou realocação em outros voos, sem custos.

A orientação geral é verificar no site da companhia o status de seus voos e de suas conexões. Os passageiros que embarcarem sem contratempos em São Paulo, por exemplo, podem se deparar com voos cancelados em Frankfurt ou Munique em caso de conexão para outras cidades.

Quem não teve voo cancelado mas ainda assim deseja remarcar pode fazê-lo sem custo, desde que a nova viagem ocorra até 29 de novembro. A Lufthansa tem 20 voos semanais no Brasil, transportando 5.000 passageiros.

Na terça, uma greve dos tripulantes que durou 11 horas nos aeroportos de Frankfurt, Berlim e Munique causou o cancelamento de 306 voos e afetou 43 mil passageiros. Muitos deles tiveram de dormir em camas improvisadas em aeroportos.

O aeroporto de Frankfurt é a base da Lufthansa e o terceiro maior da Europa. Seu movimento de passageiros só é menor do que o aeroporto de Heathrow, na Inglaterra, e Charles de Gaulle, em Paris.

O sindicato pede 5% de aumento e maior controle sobre contratações temporárias.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário