segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Setor ferroviário protesta contra liberalização na Espanha

O setor ferroviário espanhol começou nesta segunda-feira uma greve de 24 horas para protestar contra a liberalização do transporte de passageiros, programada para 2013 pelo governo.

Essa greve coincide com outras paralisações parciais convocadas pelos segmentos de transporte público (como o metrô) em Madri e Barcelona, onde os trabalhadores protestam contra o corte de salários e o aumento das tarifas.

Os operadores ferroviários cancelaram pelo menos 302 viagens em trens de alta velocidade, em trajetos de média e larga distância. Considerando as greves anteriores do setor, os trabalhadores devem reduzir a operação das linhas para 73% do funcionamento regular.

O governo espanhol presidido pelo conservador Mariano Rajoy aprovou em julho medidas de liberalização do transporte nacional de passageiros, com o início previsto para o final de julho de 2013, de modo a conseguir um serviço mais competitivo e a preços menores.

Mas os sindicatos consideram que os planos do Executivo espanhol colocam em risco milhares de postos de trabalho e podem piorar o serviço prestado. Também acreditam que a liberalização do setor acoberta uma tentativa de privatização.

A greve do transporte ferroviário complicou o tráfego em Madri, já prejudicado pela greve do metrô, provocando grandes congestionamentos nas vias de acesso à cidade.

O trânsito também ficou pesado nas principais vias de entrada e saída de Barcelona, a segunda maior cidade espanhola.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário