quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sindicatos gregos convocam greve geral contra medidas de austeridade

Deficientes físicos protestam em frente ao Ministério das Finanças, em Atenas, devido ao corte em seus subsídios

Os principais sindicatos trabalhistas da Grécia convocaram uma greve nacional de 24 horas para o dia 26 de setembro, em protesto contra uma nova rodada de medidas de austeridade exigida pelos credores internacionais do país, disse um dirigente sindical à nesta quinta-feira.

O objetivo é protestar contra as novas medidas que a Grécia está prestes a adotar para cumprir as exigências dos credores internacionais (União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) e obter assim uma nova parcela de ajuda de 31,5 bilhões de euros, vital para a economia do país.

"Nós não podemos aceitar mais nenhuma medida de austeridade', afirmou o secretário-geral do sindicato do setor público Adedy, Ilias Iliopoulos. A confederação sindical que congrega os trabalhadores do setor privado, a GSEE, também tomará parte na paralisação.

Essa será a primeira grande greve nacional desde que a coalizão de governo liderada pelo conservador Antonis Samara assumiu o poder em junho, com o propósito de manter o país na zona do euro.

Os trabalhadores gregos fizeram várias greves desde 2010, quando o país acertou com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional o primeiro pacote de ajuda à sua economia.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário