sábado, 6 de outubro de 2012

Médicos de SP deixarão de atender planos de saúde a partir de quarta


Os médicos do Estado de São Paulo vão paralisar o atendimento a, ao menos, 12 planos de saúde a partir da próxima quarta-feira (10). Até o dia 18, apenas as urgências e emergências serão mantidas.

Suspensão da venda de 301 planos de saúde pela ANS começa hoje
Suspensão de planos de saúde tem caráter pedagógico, diz ministro
Médicos planejam novos protestos contra planos de saúde

De acordo com a APM (Associação Paulista de Medicina), do dia 11 ao dia 17, a greve será feita em esquema de rodízio, em que apenas determinadas especialidades deixarão de ser atendidas em cada dia.

De acordo com a entidade, o atendimento será suspenso no grupo de operadoras "que não aceitaram negociar com a classe médica ou não enviaram propostas suficientes até o momento". Os planos inicialmente afetados serão: Golden Cross, Green Line, Intermédica, Itálica, Metrópole, Prevent Sênior, Santa Amália, São Cristóvão, Seisa, Tempo Assist, Trasmontano e Universal. A lista completa será apresentada na terça-feira (9).

Nos dias 10 e 18 todos os médicos credenciados aos planos de saúde alvo da ação farão paralisação. No dia 11 serão afetadas as áreas de ginecologia e obstetrícia, anestesiologia e cardiologia; dia 15, endocrinologia, cirurgia de cabeça e pescoço, e pneumologia; no dia 16, ortopedia e traumatologia, angiologia, cirurgia vascular e medicina do esporte; e no dia 17, endoscopia, dermatologia e alergia, e imunologia.

"São Paulo está em consonância com o movimento nacional, que terá ações em diversos estados e regiões. O mês do médico será marcado pelo posicionamento firme da classe em busca da valorização de seu trabalho, sempre em prol do atendimento de qualidade aos pacientes", destacou o presidente da APM, Florisval Meinão.

Em São Paulo, a pauta de reivindicações inclui o aumento do valor da consulta para R$ 80, a atualização dos valores cobrados pelos procedimentos conforme a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, e o reajuste desses valores a cada 12 meses.

Nesta sexta-feira começou a suspensão da comercialização de 301 planos de saúde de 38 operadoras em todo o país. A medida vai durar pelos próximos três meses e acontece devido ao descumprimento dos prazos limites de atendimento ao usuário.

Esses 301 planos reúnem 3,6 milhões de usuários ou 7,6% do mercado da saúde suplementar. Eles tiveram os piores resultados após análise das reclamação de usuários a respeito da demora no atendimento médico em dois trimestres consecutivos.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário