sábado, 6 de outubro de 2012

Produção do iPhone 5 é paralisada na China por greve


Milhares de trabalhadores de uma fábrica da empresa taiwanesa Foxconn no centro da China declararam greve devido às abusivas condições trabalhistas, o que paralisou a produção do iPhone 5.

Segundo um comunicado da associação de defesa dos direitos trabalhistas China Labour Watch, entre 3 mil e 4 mil empregados da fábrica da Foxconn em Zhengzhou abandonaram seus postos de trabalho na tarde desta sexta-feira devido ao seu descontentamento com certas condições da empresa.

Entre as queixas estão as "excessivas exigências de qualidade dos produtos" sem que os trabalhadores passem por um "treinamento adequado" e a impossibilidade de tirar férias durante a semana passada, período festivo em toda a China.

A greve acontece duas semanas depois de uma fábrica da Foxconn na cidade chinesa de Taiyuan ter sido fechada durante mais de um dia após incidentes que envolveram até 2 mil trabalhadores insatisfeitos com as duras condições de trabalho.

No início de setembro, aconteceu o segundo suicídio em uma fábrica da Foxconn após o acordo assinado entre esta companhia e a Apple para melhorar a situação dos trabalhadores.

Segundo o pacto, a Foxconn se comprometeu a reduzir o horário de trabalho, melhorar os protocolos de segurança e proporcionar outros benefícios sociais aos funcionários.

O convênio foi alcançado depois de mais de 100 trabalhadores da companhia terem ameaçado suicidar-se em massa saltando de um telhado da fábrica.

fonte: folhasp.com.br

Foxconn nega que fábrica de iPhone na China foi afetada por greve

A Foxconn, gigante do setor de eletrônicos que produz aparelhos sob encomenda e que fabrica produtos da Apple, negou os relatos de que uma fábrica na China tivesse sido prejudicada por uma greve, dizendo neste sábado que sua produção está dentro do cronograma em um momento importante para a Apple.

O relato de greve foi emitido pelo China Labor Watch, um grupo de defesa sediado em Nova York, semanas depois que a Apple começou seu maior processo de distribuição em todo o mundo, para o novo telefone iPhone 5.

A Apple já enfrenta disponibilidade apertada para seus telefones nas lojas, dizem analistas.

O grupo de defesa de trabalhadores disse que 3 mil a 4 mil funcionários entraram em greve no complexo da Foxconn em Zhengzhou, no centro da China, na sexta-feira, reclamando de controles de qualidade muito rígidos e de que haviam trabalhado ao longo do feriado nacional de uma semana que começou na segunda-feira.

O grupo Foxconn Technology, que tem sede em Taiwan, negou o relato e disse que a fábrica havia sofrido apenas duas disputas breves e pequenas vários dias atrás.

No entanto, a agência de notícias oficial chinesa Xinhua citou um porta-voz do governo em Zhengzhou dizendo que cerca de 100 inspetores de qualidade na Foxconn recusaram-se a trabalhar por uma hora na sexta-feira, depois de terem sido supostamente agredidos fisicamente por funcionários irados com as inspeções.

"A ordem de apertar as inspeções de qualidade para o iPhone 5 foi dada pela Apple após diversas reclamações de consumidores a respeito de defeitos na aparência do telefone", disse um porta-voz da zona industrial onde opera a fábrica da Foxconn.

fonte: estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário