quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Com salários atrasados há 1 ano, professores protestam em Honduras


Nesta quinta-feira (25), os professores hondurenhos continuam os protestos para exigir ao governo o pagamento dos salários atrasados e se negam a assinar um compromisso que violaria seu direito a greve.

Apesar de o Ministério da Educação ter dívidas com mais de cinco mil professores e muitos deles não receberam o salário de um ano, as autoridades limitaram o diálogo em várias ocasiões. “Primeiro, o ministro Marlon Escoto colocou como condição para as negociações continuar as aulas e agora o presidente, Porfirio Lobo, demanda que façam um compromisso onde conste que as aulas não acabarão até 21 de dezembro”, explicou o líder dos professores Edwin Oliva.

O presidente do Colégio Profissional Superação Magisterial Hondurenho, declarou para o site WWW.latribuna.hn que diante destes obstáculos, os professores buscarão novas estratégias, como demandas legais e mobilizações massivas.

O professor Oscar Recarte manifestou que Lobo não está disposto a discutir abertamente sobre as problemáticas educativas. “A falta de interesse do governo no ensino público e o não cumprimento do pagamento do salário são duas das principais motivações que levaram a paralisação, que afetou mais de 15 dias letivos e, em alguns casos, um mês completo”, lembrou.

Até o momento, as negociações continuam paradas, apesar da intervenção dos sindicatos, organizações não governamentais e de direitos humanos.

fonte: cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário