quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Em greve, jornalistas do 'El País' protestam em Madri


Cerca de 200 jornalistas do "El País", principal jornal espanhol, protestaram nesta quarta-feira no centro de Madri contra o plano de corte de pessoal e salário que a direção da publicação anunciou há um mês.

Desde segunda-feira, jornalistas do periódico estão em greve, com adesão de 95%, segundo os grevistas, e 79%, segundo a direção do jornal.

Nesta terça-feira, após o primeiro dia de paralisação, o jornal circulou com cerca de metade das páginas e sem suplementos nem cadernos regionais. A maioria das reportagens e notícias, com exceção das elaboradas fora do país, não vieram assinadas pelos repórteres em protesto.

O plano de cortes, anunciado no início do mês pelo presidente do "El País", Juan Luís Cebrián, prevê a demissão de 149 jornalistas, o que significa um terço do quadro total de funcionários.
Desses, 21 será aposentadorias antecipadas, e o resto demissões com menos benefícios que os exigidos pela comissão de grevistas.

Indignados, jornalistas do "El País", muitos com mais de 20 anos de carreira no jornal, vêm convocando assembleias e tentando acordos com a direção, sem sucesso.

No fim desta tarde, sob chuva e temperatura média de 8ºC, eles se reuniram na Porta do Sol, a praça central de Madri, para protestar contra o plano.

Fizeram um minuto de silêncio e contaram até 146, em referência ao número de demissões anunciadas pela direção.

Na quinta-feira, os grevistas tentam uma última negociação com a direção do jornal, segundo prevê a lei.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário