terça-feira, 13 de novembro de 2012

Impasse continua e agrava falta de gás de cozinha em SP


A greve dos funcionários de distribuidoras de gás de cozinha entra hoje no nono dia e afeta o abastecimento de São Paulo e de cidades do interior do Estado como Franca, São José do Rio Preto, São Carlos e Araraquara.

As regiões de Bauru, Presidente Prudente, Franca e São José do Rio Preto estão desabastecidas, diz Giovani Buzzo, representante dos revendedores do interior.

A situação também é crítica em Sorocaba, Itapetininga, Tietê, São Roque, Itapeva e Capão Bonito.

O temor dos consumidores de que falte gás fez com que a procura por botijões até quadruplicasse. "As vendas estão anormais, uma procura três ou quatro vezes maior", disse Marco Antonio Ilario, proprietário da Smart.

JULGAMENTO

A greve dos trabalhadores na capital e na região metropolitana será julgada hoje à tarde pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de São Paulo. Antes, representantes das empresas e dos funcionários participarão, no TRT de Campinas, de uma reunião de conciliação.

Sérgio Mello, presidente do Sindigás, diz que não tem expectativas em relação à audiência em Campinas.

O sindicato estima que a disponibilidade de botijões de 13 quilos esteja abaixo de 10% do nível normal.

Em nota, o sindicato patronal disse que a greve também começou a afetar prestadores de serviços essenciais, como hospitais, clínicas e escolas.

Segundo o sindicato, os trabalhadores de Paulínia, principal base de distribuição, continuam parados, descumprindo a ordem judicial de produção mínima de 30%.

Valéria Medeiros, do Sindminérios, representante dos trabalhadores, também não acredita que as partes cheguem a um acordo na audiência em Campinas.

Os trabalhadores exigem 7,39% de reajuste e mais 2,1% PLR (Participação nos Lucros e Resultados). As distribuidoras aceitam pagar 6% de aumento e 1,6% de PLR.

A oferta das distribuidoras já foi aceita em todos os Estados -apenas os trabalhadores de São Paulo não aceitaram.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário