terça-feira, 27 de novembro de 2012

Metalúrgicos do Espírito Santo entram em greve por tempo indeterminado


Os metalúrgicos capixabas estão em greve em todo o Estado por tempo indeterminado. A greve foi deliberada pelos trabalhadores desde sexta (23) em assembleias que foram realizadas em todo o Espírito Santo. Os trabalhadores decidiram cruzar os braços até os patrões apresentarem uma proposta digna que atenda os anseios da categoria. Os patrões estão irredutíveis e persistem com a mesma proposta com reajuste salarial de 6,5% e avanço de 7% dos pisos salarial e profissional. Com esse reajuste salarial os trabalhadores não terão nem 1% de ganho real, sendo que em outros Estados a média é acima de 2%. Esta proposta já havia sido rejeitada pelos companheiros em assembleias anteriores e os patrões insistem empurrar goela abaixo do trabalhador. A bandeira central da campanha salarial este ano é a elevação do piso salarial e profissional.

Os trabalhadores querem avanços no reajuste salarial e nos pisos salarial e profissional; ticket de alimentação/cesta básica; plano de saúde extensivo a família com desconto limitado.Após reprovação da primeira proposta patronal, o Sindimetal-ES junto com os trabalhadores em assembleia construíram essa nova proposta que já havia sido encaminhada ao Sindifer, mas os patrões mantiveram a mesma, repercutindo na paralisação das atividades.

Campanha salarial (2012/2013)
Como acontecem todos os anos, os metalúrgicos capixabas estão em Campanha Salarial para garantir reajuste de salários e benefícios para o próximo ano. A database da categoria é novembro. É neste período que o Sindimetal-ES (sindicato dos trabalhadores) e o Sindifer (sindicato patronal) negociam na mesa os anseios dos trabalhadores e trabalhadoras.

O coordenador da negociação, o presidente do Sindimetal, Roberto Pereira disse que todo o ano é a mesma coisa, as empresas arrumam algumas dificuldades no setor para não avançar nas negociações. “Sabemos que somente 20% do setor tem dificuldades, os outros 80% tem gordura para dividir com os trabalhadores. A batalha está iniciada. Este é um momento importante, onde a participação do trabalhador é fundamental, afirma o presidente.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (Dieese/ES) os metalúrgicos que negociaram seus Acordos e Convenções a partir do segundo semestre deste ano tiveram ganho real significativos.

fonte: cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário