quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Metalúrgicos fecham mais acordos em SP e adiam greve


Os metalúrgicos da Força Sindical no Estado de São Paulo aprovaram a proposta de reajuste salarial de 8% com mais dois grupos patronais, totalizando cinco de dez grupos da categoria, cuja data-base é 1º de novembro.

Na segunda-feira, os Grupo 3 (que inclui os trabalhadores de autopeças), Fundição e Sindisider (produtos para siderurgia) fecharam acordo.

Nesta quinta, foi a vez do Grupo 19-3 (que inclui laminação de metais ferrosos) e do Grupo 2 (máquinas e eletrônicos).

Com isso a central sindical adiou a greve, que estava marcada para começar no dia 5 de novembro.

A Federação dos Metalúrgicos da Força não tem levantamento indicando quantos dos 800 mil trabalhadores nas suas 54 bases estão em cada um dos grupos em que o acordo já foi fechado.

Nas empresas dos demais cinco grupos, os metalúrgicos pedem aumento real dos salários, que deve ser próximo aos 8% que os metalúrgicos da CUT (Central Única dos Trabalhadores) têm negociado.

No entanto, para os metalúrgicos da Força esse índice de 8% representa ganho real menor, já que na sua data-base, 1º de novembro, a inflação acumulada em 12 meses acelerou ante aquela registrada em agosto --que serve para deflacionar os reajustes da data-base de 1º de setembro, como o dos metalúrgicos da CUT.

Os acordos aprovados garantem também a renovação de todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, como a estabilidade no emprego aos trabalhadores acidentados no trabalho e a portadores de doenças ocupacionais, de acordo com a Força Sindical.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário