segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Rede estadual da educação de Alagoas decide: greve a partir do dia 13


A paciência da educação esgotou. Em assembleia geral realizada na manhã desta quarta-feira (7), no Clube Fênix Alagoano, as/os trabalhadoras/es da rede estadual votaram e decidiram, POR UNANIMIDADE, entrar em GREVE a partir da próxima terça-feira (13), caso não haja, da parte do Governo do Estado, uma resposta definitiva, até segunda-feira (12), e que atenda à proposta de um Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) Unificado, que é defendida pelo Sinteale a categoria.

“Os trabalhadores e as trabalhadoras em educação estão, definitivamente, cansados de esperar. São seis meses de muita espera, onde, inclusive, oferecemos um voto deconfiançaao governo e a secretaria de Estado da Educação para que fosse implantado o justo PCCS unificado da educação. O que vimos, no entanto, foi uma postura decepcionante da parte do Executivo estadual, a partir da falta de respostas concretas em relação ao plano. Diante da grave situação vivida na rede estadual, a resposta não poderia ser outra senão a greve”, disse a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia.

Protesto no Palácio
Votada a decisão pela GREVEa partir do dia 13/11(respeitando a antecipação de 72 horas legais para a decretação da paralisação de atividades), as/os trabalhadoras/es da educação, ao lado de diretoras/os do Sinteal, fizeram mais uma caminhada de luta pelo centro de Maceió, que terminou com a instalação de um acampamento de lutaem frente à sede do governo estadual.

Proposta renovada
Durante a assembleia da categoria, o Sinteal distribui boletim à categoria onde consta a proposta renovada do sindicato e da categoria ao Governo do Estado, que são os seguintes: 1) Aprovação imediata do PCCS Unificado com vigência financeira para o pessoal de apoio e administrativo em 2012; 2) Garantia de pagamento do retroativo a maio de 2012 para o pessoal de apoio e administrativo; 3) Vigência financeira do PCCS para o magistério (ativas/os e aposentadas/os) e secretário escolar, definida para janeiro de 2013; e 4) Pagamento das sobras do Fundeb sob forma de rateio para o magistério (ativo), conforme a Lei do Fundeb (Lei n° 11.494, de 20 de junho de 2007).

Calendário de lutas
08/11 (5ª feira): a partir das 09h00, na sede do Sinteal,  realização de uma Oficina de Arte com companheiras/os aposentadas/os da educação, que confeccionarão cartazes, faixas e outros recursos gráficos ligados à greve decidida pela rede estadual.

12/11 (2ª feira): visita de diretoras/es do Sinteal aos meios de comunicação e “estado de alerta e cobrança” para uma proposta real do Governo do Estado sobre o PCCS Unificado defendido pelo sindicato e categoria.

13/11 (3ª feira): INÍCIO DA GREVE NA EDUCAÇÃO ESTADUAL e mobilização do Sinteal e da categoria nas escolas.

fonte: cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário