terça-feira, 13 de novembro de 2012

Servidores da área de Saúde em Itaperuna, RJ, entram em greve


A cidade de Itaperuna, no Norte do Rio, passa por uma crise no setor de saúde pública. Nesta segunda-feira (12), servidores municipais de 23 postos de saúde entraram em greve por tempo indeterminado. Eles alegam atraso no pagamento dos salários e falta de investimentos no setor. Apenas 30 % dos profissionais continuam trabalhando, apenas para atender casos de urgência.

No primeiro da greve, as consultas marcadas foram canceladas.  Segundo o sindicato da categoria, mil trabalhadores, a maioria, concursados, estão sem receber salários há um mês. Indignados, eles protestaram pelas ruas da cidade.

Nos postos do programa saúde da família da cidade, muita reclamação, como mostrou a matéria do RJ Inter Tv 2° Edição.  No posto de urgência, considerado um hospital de pequeno porte pela quantidade de leitos, trinta camas vazias.  Sem salário, todos os médicos pediram demissão.

Problemas nos hospitais
No prédio do posto de urgência, desperdício do dinheiro público. Máquinas de esterilização quebradas; A sala para atender pacientes com parada cardíaca nunca teria chegado a funcionar,segundo os funcionários. Na pediatria, o mofo toma conta do teto.

Não só a estrurutura de atendimento é precária no posto de urgência. Como os servidores mostraram à equipe de reportagem, até o bebedouro do local tem problema. Os funcionários afirma que uma "gambiarra" foi feita há dois anos. A água que todos bebem no local vem da caixa da descarga por uma tubulação que atravessa a parede.

Os reflexos da greve dos servidores da Saúde devem aparecer rapidamente. Itaperuna recebe pacientes das treze cidades da região.

fonte: g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário