quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Trabalhadores em transporte na Usina de Santo Antônio estão em greve


Em nova mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), ocorrida na manhã desta terça-feira (27), na sede do Sindicato da Construção Pesada (SINICON), entre os trabalhadores em transporte principalmente os motoristas de ônibus que atendem a Usina Santo Antônio, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário (SINTTRAR), e os donos das empresas de ônibus, surgiu uma nova proposta de 9% de reajuste linear; que não foi oficializada porque o SINTTRAR não aceitou fechar acordo.

Esta proposta será submetida a uma nova assembleia dos motoristas, que será realizada no próximo sábado (1º), as 9h00, na sede do SINTTRAR; pois em assembleia geral realizada nesta segunda-feira (26), já havia sido aprovado o indicativo de greve em 72 horas, após as comunicações às empresas, às autoridades e a população. Com isso, a greve fica suspensa e caso não seja aceita a nova proposta, a greve terá que ser referendada e as comunicações feitas a partir de sábado.

O impasse permanece após seis rodadas de negociação; sendo que a reivindicação inicial dos motoristas era de 15% e a contra proposta patronal foi de 6%. Durante a mediação anterior, no dia 1º de novembro, os motoristas reduziram para 12% e os patrões chegaram a 7%; tendo então a SRTE apresentada uma proposta de conciliação de 10% no piso da categoria e 8% nas demais cláusulas. Nenhuma das partes havia aceitado a proposta da mediação.

No último dia 22, durante a mediação, os motoristas aceitaram a proposta da SRTE, mas as empresas a recusaram, permanecendo o impasse. Na ocasião chegou a ser cogitada uma proposta patronal de 8% no piso e 7% nas demais cláusulas, a qual só seria oficializada mediante a aceitação imediata; como teria que ser feita uma assembleia antes da aceitação, a proposta foi retirada.

O SINTTRAR e a CUT ressaltam que os trabalhadores têm dado demonstração de flexibilidade e responsabilidade no processo de negociação, pois já reduziram a reivindicação de 15% para 10%. Agora, mais uma vez, mostram maturidade, suspendendo uma greve já aprovada e convocando uma nova assembleia, já que uma nova proposta foi apresentada. As entidades consideram que está havendo intransigência patronal, pois além de apresentar poucos avanços, se recusam a oficializar as propostas.

Cabe agora aos trabalhadores em transporte e condutores de passageiros das empresas de ônibus da Usina de Santo Antônio decidir se aceita ou não a nova proposta disse Da Silva, presidente do SINTTRAR.

fonte: cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário