quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Comerciários mostram força e apontam para greve na sexta-feira em Porto Alegre (RS)


No terceiro dia consecutivo de manifestação, os comerciários lotaram o centro de Porto Alegre nesta quarta-feira, 19, em mais uma caminhada que anunciou a greve prevista para acontecer a partir de sexta-feira, 21.

A categoria continua unida em manifestações pacíficas, ordeiras e fortes por melhores salários e dignidade.

Apesar dos altos índices de vendas e de lucros por parte dos empresários, os patrões do comércio lojista se negaram a fechar acordo com o sindicato, oferecendo o aumento apenas em troca do trabalho, sem remuneração nos domingos e feriados.

O dissídio tramita agora na Justiça do Trabalho, o que nunca havia ocorrido nos 80 anos do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre e esta é a motivação pela qual os comerciários vão às ruas mostrar buscar reconhecimento do seu trabalho e valorização profissional.

“Dizem que, de acordo com o calendário Maia, dia 21 o mundo será o fim do mundo, mas para os comerciários será a libertação, o início de um novo ciclo com mais dignidade, respeito e melhor salário”, declarou o presidente da Força Sindical-RS, Cláudio Janta. O sindicalista também destacou o resultado da luta dos rodoviários de Pelotas, que após ficarem quatro dias em greve, tiveram o dissídio julgado e obtiveram grandes vantagens.

Janta também convocou todos os participantes do ato e os comerciários de Porto Alegre a participarem da Assembleia extraordinária para a definição dos rumos finais da mobilização que a categoria realiza nesta semana. O ato ocorre na quinta-feira, 20, às 19h em frente à sede do Sindec.

- Amanhã temos o momento mais importante de toda essa semana, que é a Assembleia dos Comerciários. A direção está chamando para a greve geral, mas cabe à Assembleia decidir, porque a direção do Sindec entende se não houver paralisação o julgamento pode ir até março ou abril – destacou o sindicalista.

Na quinta-feira, às 17h, antes da grande Assembleia dos Comerciários, acontecerão três caminhadas que devem partir de diferentes pontos do centro da cidade. As passeatas devem seguir na mesma proporção de integrantes e seguem para a sede do Sindec, onde haverá a Assembleia.

fonte: fsindical.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário