quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Mangels abre negociação e greve é suspensa provisoriamente


Na tarde desta terça-feira (18) os trabalhadores na Mangels participaram de uma assembleia na porta da fábrica em São Bernardo e decidiram suspender a greve a partir do 1º turno de quarta-feira (19). A decisão foi tomada já que a empresa irá discutir o encerramento das atividades da unidade do ABC com o Sindicato em diversas reuniões já estabelecidas.

Há uma semana os diretores da fábrica anunciaram o fechamento da planta da Mangels São Bernardo. De acordo com o diretor Administrativo do Sindicato, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, que comandou a assembleia, a empresa afirmou que possui um déficit de R$ 30 milhões e por isso não há possibilidades de manter a unidade em funcionamento na Região.

“Eles resolveram fechar as portas antes de decretar falência. Os diretores da Mangels explicaram a dívida na praça e o prejuízo que está acarretando. Então, agora o Sindicato irá negociar caso a caso dos trabalhadores diante do encerramento das atividades”, explicou. 

Sem demissão
O acordo entre o Sindicato e a empresa é de que haverá pelo menos cinco reuniões para discutir o assunto até o dia 18 de janeiro. Enquanto isso, a Mangels se comprometeu em não demitir nenhum funcionário. “Se eles descumprirem o acordo, podemos voltar a decretar a greve”, alertou Barba. 

As reuniões já têm datas agendadas. A primeira ocorre na próxima quinta-feira (20/12). A segunda será dias 27 ou 28 de dezembro. A terceira em 8 de janeiro, a quarta no dia 14 de janeiro e a última em 18 de janeiro. 

“A empresa é a minha vida. São quase 20 anos de Mangels. Já que não tem jeito, é melhor a empresa estar aberta e negociar com o Sindicato. Só assim, temos chance de ter bons acordos e não sair tão prejudicado”, disse emocionado, o operador de linha, Paulo Bezerra. 

A empresa ainda não estabeleceu uma data para encerrar as atividade na planta de São Bernardo.

fonte: cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário