terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Jornalistas gregos entram em greve em visita de Hollande

Os jornalistas gregos deixaram seus postos de trabalho por 24 horas em um protesto contras as medidas de austeridade e cortes salariais, deixando as redes de televisão e de rádio fora do ar. Os sites de notícias também ficaram sem atualizações a partir das 6 horas da manhã (do horário local; 1h em Brasília) e as edições de quarta-feira não devem ser publicadas.

Com isso, a visita do presidente da França, François Hollande, à Atenas ficou sem cobertura da mídia grega, enfurecendo o governo. Hollande chegou a Grécia nesta terça-feira para discutir a profunda crise financeira do país.

O governo acusa o partido de oposição Syriza de instigar deliberadamente a greve para causar "um apagão de notícias durante a visita do presidente francês François Hollande".

A televisão estatal transmitiu imagens ao vivo de Hollande em sua chegada no aeroporto e mostrou a autoridade francesa cumprimentando o primeiro-ministro Antonis Samaras e membros do gabinete, mas não ofereceu nenhum comentário, o que normalmente é realizado por jornalistas. Durante as conversas de Hollande e Samaras, a TV estatal transmitiu repetidamente o material bruto da chegada do presidente francês no aeroporto.

Sindicatos de jornalistas protestam contra demissões e cortes de pensões e benefícios, entre outras questões. Centenas de jornalistas do setor privado frequentemente ficam sem pagamento por meses.

A greve acontece um dia antes de uma paralisação geral de 24 horas contra as medidas de austeridade. A greve geral deve ocorrer em todo o país e interromperá todos os serviços da Grécia.

fonte: estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário