quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Milhares saem às ruas em dia de greve geral na Grécia


Milhares de pessoas tomaram as ruas de Atenas, na Grécia, como parte da greve geral convocada no país, em mais um capítulo da queda de braço dos sindicatos contra os cortes promovidos pelo governo de Antonis Samaras, quando o desemprego já alcança 27%, no geral, e supera 60% entre os jovens.

Médicos, advogados e professores são algumas categorias convocadas à greve pelos sindicatos do setor privado (GSEE) e do setor público (Adedy). Os dois principais sindicatos do país convocaram uma greve de 24 horas para "repelir as medidas antissociais, ineficazes e contrárias aos trabalhadores de um governo autoritário".

"Lutamos pelas convenções coletivas, para que sejam adotadas medidas para lutar contra o desemprego e para conservar nossos direitos democráticos", afirma um comunicado do GSEE.

Além dos dois sindicatos, a frente comunista sindical Pame também integra o protesto.

O principal partido de oposição, Syriza (esquerda radical), espera que a greve ajude a derrubar o frágil governo de coalizão entre a direita e a esquerda moderada, dirigido pelo primeiro-ministro conservador Antonis Samaras.

"A política implacável do governo Samaras deve conduzir a uma revolta popular. A greve geral tem que ser o princípio desta revolta", afirma uma nota do partido.

"O período de euforia virtual acabou", disse o líder oposicionista Alexis Tsiparas, do Syriza. "Aqueles que pensavam que Samaras ia renegociar os termos do resgate agora enfrentam a dura realidade de contas que não foram pagas, lojas fechadas e empregos perdidos", disse.

As autoridades aeroportuárias cancelaram ou adiaram voos. Os hospitais trabalharão com um número reduzido de funcionários.

A imprensa antecipou a sua participação na greve para terça-feira a fim de poder acompanhar a jornada de hoje.

Houve demonstrações também na cidade de Thessaloniki e na ilha de Creta, onde manifestantes caminharam nas ruas hasteando bandeiras negras. 

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário