quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Trabalhadores da Wirex em greve desde segunda por PLR


Nova assembleia acontece na sexta-feira, dia 15, para decidir os próximos passos do movimento

Os metalúrgicos da Wirex Cable, de Santa Branca, estão em greve desde a última segunda-feira, dia 11, pelo pagamento da PLR referente a 2012 e de outros direitos atrasados há cerca de um ano. Pelo calendário feito pela direção da fábrica, se não houvesse a greve, a empresa funcionaria normalmente.

Os 460 trabalhadores da unidade decidiram cruzar os braços após a empresa ter apresentado a desrespeitosa proposta de pagar R$ 550 de PLR, valor 75% inferior ao pago em 2011 (R$ 2.200). As negociações da PLR aconteciam desde o ano passado, sem avanços, e foram interrompidas pela empresa.

Além disso, a Wirex vem descumprindo sistematicamente a legislação trabalhista. O FGTS e o INSS, por exemplo, não são depositados há cerca de um ano, e as verbas rescisórias dos trabalhadores demitidos em maio foram parceladas, o que também é ilegal.

A empresa se recusa a negociar e ainda vem chantageando os trabalhadores com ameaça de demissão. A Wirex é a maior empresa de Santa Branca, e está realizando uma campanha na cidade contra os trabalhadores que buscam seus direitos.

Os trabalhadores da Wirex também exigem um PCS (Plano de Cargos e Salários), fim do assédio e estabilidade no emprego de 120 dias, para evitar represálias aos grevistas.
No último ano, a empresa entrou em processo de recuperação judicial e vem usando esta medida para atacar os trabalhadores.

Uma nova assembleia acontece nesta sexta-feira, dia 15, nas entradas do primeiro e segundo turnos, para decidir os próximos passos do movimento.

fonte: cspconlutas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário