segunda-feira, 1 de abril de 2013

Trabalhadores de mina da Codelco encerram greve


Trabalhadores da mina Radomiro Tomic, pertencente à estatal chilena Corporación Nacional del Cobre (Codelco), encerraram uma greve e retomaram seus postos na manhã desta segunda-feira, segundo um comunicado da empresa.

A paralisação, que teve início na última sexta-feira (29), foi motivada por um acidente fatal na semana passada e os grevistas queriam a demissão do gerente-geral da mina.

A Codelco aceitou o pedido de renúncia do gerente-geral Francisco Carvajal, mas o deslocou para outra função. A empresa não forneceu uma estimativa de quando as operações na mina voltarão totalmente ao normal. 

No ano passado, a Radomiro Tomic produziu 428 mil toneladas de cobre, equivalentes a cerca de 25% do resultado total da Codelco.

Greve paralisa produção em grande mina de cobre no Chile

As operações em uma das maiores minas de cobre do Chile foram suspensas enquanto trabalhadores em greve exigem a demissão de gerentes que, segundo eles, são responsáveis pela recente morte de um minerador em um acidente, disse o sindicato da classe.

A mina Radomiro Tomic, cuja dona é a estatal Codelco, produziu 428 mil toneladas de cobre em 2012.

"A Radomiro Tomic está totalmente paralisada", disse Raimundo Espinoza, presidente do sindicato de mineradores FTC.

O sindicato está pedindo a demissão de executivos que gerenciavam o local quando o minerador Nelson Barria morreu no dia 23 de março, devido a um deslizamento de terra.

Espinoza disse que a greve continuará "até que tenhamos uma solução".

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário