terça-feira, 24 de setembro de 2013

Petroleiros de Suape (PE) organizam greve contra a terceirização nas atividades-fim

Começou à zero hora desta segunda-feira, 23, uma greve de 24 horas no Terminal Aquaviário de Suape, em Pernambuco, em protesto contra a ação ilegal dos gestores da Transpetro de terceirizar as atividades-fim. A greve foi aprovada em assembleias nos dias 17 e 18. Cerca de 300 trabalhadores atuam no terminal, entre próprios e terceirizados. A FUP apoia integralmente a greve dos petroleiros de Suape e convoca os demais trabalhadores do Sistema Petrobrás a reforçarem os atrasos no expediente desta segunda-feira, conforme indicativo do Conselho Deliberativo.

Assim como já vem ocorrendo em diversas unidades da Petrobrás, setores diretamente relacionados à atividade fim da empresa, como manutenção e laboratório, têm sido sistematicamente tercerizados no Terminal de Suape. Recentemente, a Transpetro começou a terceirizar também a operação do terminal. É o que a empresa classifica como "atividades de apoio operacional", mas cujas funções são as mesmas exercidas pelos operadores.

A terceirização das atividades-fim coloca ainda mais em risco a segurança dos trabalhadores e da unidade, além de aumentar a precarização das condições de trabalho. Uma manobra dos gestores para reduzir custos e escamotear a necessidade de recomposição dos efetivos próprios. É contra tudo isso que os petroleiros têm se mobilizado nas ações para barrar o Projeto de Lei 4330 (construído pelo empresário Sandro Mabel), que escancara a terceirização para todas as atividades e ataca direitos fundamentais da classe trabalhadora.

fonte: cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário