quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Após 7 dias, funcionários da coleta de lixo voltam ao trabalho em São José dos Campos - SP

Os funcionários de coleta de lixo de São José dos Campos, de braços cruzados desde a última quarta-feira, entraram em acordo com a empresa responsável pelo serviço na cidade na tarde desta terça-feira, em audiência realizada no Tribunal Regional do Trabaho de Campinas, no interior de São Paulo. Eles voltarão às atividades normais na manhã desta quarta-feira

Os cerca de 200 coletores em greve reivindicam maior fatia do Programa de Participação nos Resultados (PPR), que bonifica os funcionários anualmente com um valor acordado entre as partes. No último ano, de acordo com a VSA, os coletores receberam R$ 800. Em 2013, eles reivindicam R$ 1.300, o que, segundo a empresa, é inviável. Cabe agora ao Tribunal Regional do Trabalho decidir, segundo informou o advogado da VSA, Donovan Neves de Brito.

O Sinditurh, que representa a classe dos coletores, foi procurado, mas não atendeu as ligações.

Por conta da greve, a coleta de toda a cidade foi afetada, já que 95% do lixo produzido na cidade é retirado de porta em porta e apenas 5% nos chamados Ecopontos, segundo a Urbam (Urbanizadora Municipal São José dos Campos).

Desde o início da greve até última segunda-feira, foram recolhidas 2.069,49 toneladas de lixo orgânico pela Urbam e pela Secretaria de Serviços Municipais. A expectativa é que até o final de semana  a coleta de lixo comum esteja normalizada em toda a cidade e, na próxima segunda-feira, seja retomada a coleta seletiva, afirma a prefeitura. 

No último final de semana, a prefeitura promoveu uma força-tarefa para amenizar o problema. Foram destacados 300 funcionários e 55 caminhões e recolheram 750 toneladas de lixo orgânico.

fonte: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário