quarta-feira, 22 de junho de 2011

Funcionários do Serviço Funerário de SP decidem suspender greve

Os trabalhadores do Serviço Funerário de São Paulo decidiram, em assembleia realizada nesta terça-feira, encerrar a greve da categoria. Eles dizem que vão voltar ao trabalho a partir das 6h desta quarta (22).

Segundo o Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo), os trabalhadores decidiram dar uma trégua à prefeitura até meados de agosto quando devem retomar negociações.
Com o fim da paralisação, os grevistas não terão o dia parado descontado do salário, mas não conseguiram nenhuma proposta de aumento da prefeitura, de acordo com o sindicato dos trabalhadores.

A greve começou manhã desta terça e afetou a realização de enterros e velórios nos cemitérios da cidade. Em diversos locais, funcionários da limpeza fizeram os enterros.


Funcionários do serviço funerário protestam em covas no cemitério da Vila formosa, em São Paulo.
O Serviço Funerário faz o transporte dos corpos de hospitais e IML (Instituto Médico Legal) para os velórios. Nos 23 cemitérios controlados pela prefeitura, funcionários disseram que a adesão à greve atinge motoristas, atendentes e sepultadores...
De acordo com o Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo), que representa os servidores, eles reivindicam aumento salarial de 39,79%, estender gratificações a todos os funcionários, plano de carreira e melhores condições de trabalho.
Os funcionários Serviço Funerário dizem estar sem reajuste real há mais de 20 anos. De acordo com a presidente do Sindsep, Irene Batista de Paula, o salário inicial do servidor está em R$ 440, e a prefeitura tem dado aumento de 0,01% nos últimos anos --índice menor que a inflação.
A prefeitura afirma ter enviado projeto de lei à Câmara estendendo a Gratificação de Atividade a todos os servidores ativos de níveis básico e médio do Serviço Funerário, além de elevar o "piso mínimo" da categoria para R$ 630.
De acordo com dados da Secretaria de Planejamento, o Serviço Funerário Municipal tem 1.366 servidores ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário