domingo, 20 de maio de 2012

HISTÓRIA:


HÁ 20 ANOS: Termina greve de motoristas e cobradores de ônibus em SP


20.mai.1992 - Após nove dias de greve e 475 motoristas e cobradores demitidos, os ônibus voltam a circular normalmente hoje na cidade de São Paulo.

O fim da greve foi decidido em assembleia realizada ontem. No entanto o sindicato da categoria pretende negociar com a prefeitura a revisão das 475 demissões e o parcelamento em duas vezes do reajuste de 89,49% concedido pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

Polícia monta esquema para impedir depredações na garagem da CMTC, no Jabaquara, zona sul de São Paulo
A prefeita Luiza Erundina (PT) decidiu ser instransigente nas decisões que tomou até agora em relação aos grevistas. Ela vai recorrer na Justiça contra o reajuste concedido pelo TRT.

A CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) manterá as sindicâncias que apuram os responsáveis pelas 806 depredações de ônibus. A prefeitura calcula que nesses nove dias, entre depredações e falta de arrecadação, perdeu cerca de Cr$ 30 bilhões.

O governo do Estado estima que deixou de arrecadar Cr$ 10 bilhões com o ICMS. A Associação Comercial de São Paulo contabilzou uma queda de 23% no movimento do comércio.

Na avaliação dos líderes da paralisação, o fim da greve foi motivado pelas demissões e pelo forte esquema policial montado à frente das garagens, impedindo piquetes.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário