quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Funcionários da Lufthansa são convocados para greve de 24 horas na sexta

Os tripulantes de cabine da Lufthansa, com exceção dos pilotos, foram convocados para uma greve de 24 horas em todos os aeroportos nos quais opera a companhia aérea alemã, a maior da Europa, para exigir reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

O sindicato do setor, Ufo, anunciou a greve após terminarem as interrupções temporárias e seletivas efetuadas nos aeroportos de Frankfurt, Berlim e Munique, que causaram o cancelamento nesta terça-feira de mais de 300 voos e afetaram mais de 43 mil passageiros.

Os efeitos da greve de ontem se notam ainda nesta quarta-feira, já que a Lufthansa se viu obrigada a cancelar 20 voos com destino ou saída de Frankfurt e Munique, já os aviões não se encontram ainda em suas situações previstas.

O Ufo anunciou que a greve convocada para sexta-feira só será cancelada caso a direção da Lufthansa aceite a intervenção de um mediador independente.

A campanha de greves foi aberta na sexta-feira passada em Frankfurt com a Ufo acusando a patronal de "arrogância", por não ter oferecido melhoras substanciais a sua oferta de partida.

Um porta-voz da Lufthansa, por sua vez, assinalou que a greve é desproporcional e atenta diretamente contra os interesses dos passageiros, principais prejudicados das medidas de protesto.

O primeiro dia da greve na sexta-feira passada, de oito horas de duração, provocou um caos em Frankfurt, onde a Lufthansa foi obrigada a cancelar cerca de 200 voos e a greve provocou numerosos atrasos em outros trechos, também em outras companhias.

Após três anos de congelamento salarial e 13 meses de negociações infrutíferas, o Ufo exige para o pessoal de cabine da Lufthansa aumentos salariais de 5% e o compromisso da mesma de não contratar pessoal externo.

O sindicato representa os interesses da maioria dos 19 mil tripulantes da Lufthansa e, por enquanto, não incluirá em suas interrupções os trabalhadores das filiais Cityline, Eurowings e Germanwings.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário