segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Maior central sindical do setor privado grego anuncia greves para outubro


A central sindical GSEE, a maior entidade representativa dos trabalhadores do setor privado da Grécia, anunciou que pretende promover várias greves de 24 horas em outubro, como protesto contra os cortes de gastos previstos na proposta de Orçamento do governo do país para 2013.

O projeto de Orçamento, que o governo submeteu nesta segunda-feira ao Parlamento, prevê uma redução de gastos de 7,8 bilhões de euros no próximo ano, com cortes nas pensões, nas despesas operacionais e nos salários dos servidores. Isso é parte de um pacote de austeridade de 13,5 bilhões de euros para 2013 e 2014 exigido pelos credores multilaterais do país.

"A ação de greve dependerá daquilo que o governo e a troica concordarem, e quando. Vamos nos opor a essas medidas de todas as maneiras possíveis, Elas não são uma solução para os problemas do país.

A central sindical dos funcionários públicos gregos, a Adedy, também pretende promover protestos nas próximas semanas. Nesta terça, os dirigentes da entidade vão se reunir para decidir seu plano de ação. Os trabalhadores do setor de energia, por sua vez, estão ameaçando fazer greves regionais de 24 horas em rodízio, também em protesto contra as medidas de austeridade, mas ainda não decidiram quando.

fonte: estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário