sexta-feira, 19 de abril de 2013

Professores de SP fecham Avenida Paulista e decretam greve

Manifestantes iniciam passeata até a Praça da República; aumento de salário e jornada de trabalho estão entre reivindicações.

Professores da rede estadual ocupam a Avenida Paulista. Os docentes, ligados à Apeoesp, sindicato da categoria, acabam de aprovar uma greve.

O movimento havia fechado as duas pistas na altura do Masp, mas às 16h45 a Polícia Militar conseguiu desbloquear a pista no sentido Paraíso. A pista no sentido Consolação continuava ocupada.

Com um carro de som, os manifestantes vão sair em passeata em direção à Praça da República, onde fica a Secretaria Estadual de Educação. O movimento estima que há 20 mil professores na passeata, mas a Polícia Militar ainda não confirma. Além de fechar as duas pistas da avenida, os manifestantes lotam o vão do Masp.
Av Paulista após  professores decretarem greve na rede Estadual de são Paulo
Entre as reivindicações dos professores, estão reajuste salarial de3 6,74%, mudanças no sistema de contratação de uma categoria de professores temporários (chamado de categoria 'O'), e respeito ao cumprimento de no mínimo 33% da jornada de trabalho para atividades de formação e preparação de aulas, que consta na Lei do Piso. Governo entende que já respeita a jornada e ressalta que o salário de São Paulo é superior ao que determina a lei.

Nesta semana,  o Estado anunciou ampliação do reajuste deste ano, de 6% para 8,1%. A ampliação da Política Salarial implementada em 2011 vai levar o aumento escalonado até 2014 de 42,2% para 45,1%. Os sindicatos reclamam que a política levou em conta porcentuais de bonificação que já eram pagos pelo governo, além de ignorar a inflação do período.

fonte: estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário