segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Jornalistas da CBN Curitiba fazem greve após denúncia de assédio

Os jornalistas da rádio CBN Curitiba paralisaram suas atividades na manhã desta segunda-feira (5) pedindo esclarecimentos sobre uma denúncia de assédio sexual por um dos comentaristas da emissora.

O noticiário local ficou interrompido até as 14h. Nesse período, a rádio retransmitiu as notícias nacionais da rede CBN.

Nos últimos dias, três jornalistas da emissora --o diretor de jornalismo José Wille, o chefe de reportagem Marcos Tosi e o âncora Álvaro Borba-- pediram demissão por considerarem que "o ambiente de trabalho estava comprometido".

As decisões foram tomadas após cinco funcionárias relatarem episódios de assédio sexual por parte do comentarista esportivo Airton Cordeiro. Ele nega as acusações. A equipe produziu um dossiê com as denúncias e o entregou à direção, na semana passada, mas se queixou da falta de providências.

Os jornalistas temiam que o funcionário, por seu vínculo com a direção da empresa, não fosse afastado.

Na manhã de hoje, após a paralisação, a direção da rádio se reuniu com os funcionários e com representantes do Sindicato dos Jornalistas do Paraná. A emissora afirmou que já havia rescindido o contrato com Cordeiro e garantiu que não há possibilidade de que ele retorne à empresa.

A direção também se comprometeu a procurar os profissionais demissionários para reintegrá-los à redação.

A Folha não conseguiu contato com Cordeiro nesta segunda-feira.

A CBN Curitiba emprega 35 pessoas, sendo cerca de 20 jornalistas.

Em entrevista ao portal "Paraná Online", Cordeiro negou as acusações e disse que está sendo vítima de uma campanha para afastá-lo da emissora. Como não há denúncia formal contra o profissional, ele não tem advogado constituído.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário