terça-feira, 3 de setembro de 2013

Professores da rede municipal de ensino mantêm greve no Rio

Apesar de a Justiça do Rio ter decidido pela suspensão da greve, os professores do município do Rio de Janeiro mantiveram na tarde desta terça-feira a paralisação, que começou no dia 8 de agosto.

A decisão pela manutenção da greve foi tomada durante assembleia realizada pelo Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio), que engloba também a categoria municipal.

De acordo com o sindicato, um dos fatores que contribuiu para a decisão da categoria foi a ação movida pela prefeitura na Justiça para tentar acabar com a paralisação.

Na reunião desta terça, os representantes do sindicato definiu que a próxima plenária da categoria será realizada na sexta-feira, a partir das 10h, na frente da prefeitura (Cidade Nova).

Na segunda, o desembargador Antônio Eduardo Ferreira Duarte, do Órgão Especial, atendeu ao pedido do município do Rio e determinou que os profissionais da educação da capital fluminense retornem aos seus postos em 48 horas, a contar a partir do recebimento da intimação, expedida no mesmo dia. A multa por descumprimento, segundo o TJRJ, é de R$ 200 mil por dia.

Na assembleia desta terça, os sindicato quer que o reajuste salarial de 8% concedidos pelo prefeito, que seria implementado somente quando a proposta de plano de carreira, cargos e salários fosse encaminhado à Câmara, seja implementado já ou com retroatividade a agosto;

Eles também pedem a apresentação de um cronograma que garanta a implementação do 1/3 da carga horária para planejamento, a redução do número de alunos por turma já em 2014; além de garantia de autonomia pedagógica das escolas.

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário