terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Eletricitários de Minas Gerais rejeitam proposta da Cemig e mantêm greve

As assembleias dos eletricitários definiram na segunda-feira (9) que a luta em defesa do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e de uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) justa continua. Os trabalhadores rejeitaram a proposta da Cemig para o ACT e para a PLR. Na votação também aprovaram uma contraproposta para a negociação e decidiram manter a greve por tempo indeterminado. A deliberação majoritária das as sembleias já foi comunicada à Companhia Energética (Cemig) no início da noite dessa segunda-feira.

Nas reuniões, a categoria avaliou que é preciso negociar mais para avançar. Os trabalhadores entendem que se a direção da empresa tivesse levado a sério as reivindicações e a vontade de diálogo dos eletricitários, as negociações estariam ocorendo desde 16 outubro, quando a pauta para a renovação do ACT foi encaminhada à Cemig. Mas a empresa foi intransigente no diálogo sobre o Acordo Coletivo e também da PLR, que deveria ter sido negociada antes de março deste ano, mas a Cemig deixou para a última hora.
Em Belo Horizonte os eletricitários participaram de assembleia realizada às 11 horas na portaria da Rua Itambé. No interior foram realizadas dezenas de assembleias em todas as regiões, onde trabalhadores e dirigentes sindicais avaliaram que com os eletricitários “não se brinca”.

Agora o movimento se fortalece e cobra da direção da empresa a negociação da pauta da categoria. Proposta os trabalhadores tem. Basta, agora, a Cemig dar sequência à negociação.

Veja a contraproposta dos eletricitários para negociação de ACT e PLR
1) Abonar os dias de greve.
2) Aumento real de 2,5% (repassando 100% da verba do PCR (1,2) para o ganho real.
3) Formalização de protocolo para a criação de Política de Saúde e Segurança para os trabalhadores do quadro próprio e terceirizados. A realização da primeira reunião deve ocorrer no prazo máximo de até 15 dias após a assinatura do Protocolo e ter todo calendário previamente definido. No período da formatação do protocolo, a Cemig não promoverá qualquer alteração no procedimento de trabalho em atividades que serão objeto de acordo do protocolo.
4) Cancelar todas as demissões arbitrárias durante a greve, inclusive as ocorridas com os concursados da Cemig S.
5) Chamar 1.000 eletricistas do último concurso público.
6) Realizar seleção interna até maio de 2014.
Participação nos Lucros e Resultados
Queremos PLR linear de R$ 25 mil ou 4,0 remunerações, o que for maior. Para 2013/14, defendemos metas 100% corporativas. Não serão estabelecidas metas individuais e, para acordar outras metas operacionais, a empresa deve cumprir a lei e as metas deverão ser acordadas até março de 2014.

fonte: cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário