quarta-feira, 26 de março de 2014

AVIAÇÃO: Greve fará alemã Lufthansa cancelar 600 voos nesta quinta-feira

Sindicato Verdi determinou a paralisação de todo o pessoal em terra.

A Lufthansa, maior companhia aérea alemã, cancelou cerca de 600 voos marcados para quinta-feira - cerca de um terço dos seus serviços - por causa de uma greve de aeroviários alemães.

O sindicato Verdi determinou a paralisação de todo o pessoal em terra, inclusive os manipuladores de bagagens e funcionários de manutenção, em vários dos principais aeroportos do país, inclusive o de Frankfurt - terceiro maior polo aeronáutico europeu - durante o turno matinal da quinta-feira, que vai até as 13h (10h em Brasília).

Os aeroviários são funcionários públicos, e o principal objetivo do sindicato é pressionar o governo antes de uma terceira rodada de negociações salariais, que começará no final do mês. Vários outras categorias de servidores públicos - em transportes locais e creches, por exemplo - também aderiram ao movimento.

A Lufthansa, que geralmente opera cerca de 1,8 mil voos às quintas-feiras (incluindo a subsidiária Germanwings), disse que vai cancelar quase todos os voos domésticos com partida antes das 13h. Voos mais longos também serão afetados.

O sindicato disse esperar a adesão de cerca de 1,4 mil funcionários só no aeroporto de Frankfurt. Também serão afetados os aeroportos de Colônia-Bonn, Duesseldorf, Hamburgo, Hanover, Stuttgart e Munique. Outras companhias aéreas preveem atrasos e cancelamentos.

A Lufthansa estimou que terá um prejuízo de milhões de euros. No mês passado, uma paralisação dos seguranças em Frankfurt provocou caos no aeroporto e privou a empresa de um lucro operacional de 3 milhões de euros. Desta vez, segundo a Lufthansa, a empresa estatal Fraport, que opera o aeroporto, se comprometeu a gerenciar melhor as filas, dividindo o terminal em áreas com diferentes cores, uma para cada serviço.

Os passageiros também poderão remarcar passagens gratuitamente, e no caso dos voos domésticos poderão optar por viajar em trens velozes da empresa Deutsche Bahn. Os sindicatos reivindicam aumentos salariais de 3,5% mais um abono de 100 euros por mês para os cerca de 2,1 milhões de funcionários públicos federais e municipais. Isso representaria um aumento médio total de 6,7%. O governo diz que está disposto a conceder um reajuste, mas que o valor proposto é elevado demais.

fonte: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário