sexta-feira, 28 de março de 2014

Governo peruano faz acordo com mineiros artesanais em greve

O governo peruano fez um acordo com os mineiros artesanais, que estavam em greve, contra um ultimato que exigia a formalização de suas atividades. Na última terça-feira (25) foi feito combinado que os representantes de ambas partes se comprometem a lutar contra a mineração ilegal.

O acordo foi assinado pelos mineiros artesanais de cinco regiões do país, mas não inclui aos mineiros da região sul das cidades de Puno e Madre de Dios, com quem se buscará dialogar.

O Peru é o quinto produtor mundial de ouro, as autoridades estimam que existe cerca de 70 mil mineiros informais no país.

Há uma semana, mineiros de diversas regiões do país chegaram em marcha em Lima para protestarem contra o ultimato feito pelo governo para que formalizassem suas atividades. Desde então, cerca de cinco mil trabalhadores acampam em uma praça da capital peruana e caminham diariamente até o centro da cidade.

Cornejo ratificou que não haverá prorrogação para a formalização depois do dia 19 de abril e advertiu que o governo não negociará com os sindicatos que não interromperem a greve.

O país pretende formalizar o setor para que paguem impostos, melhorem as condições de trabalho e evite a contaminação ambiental com resíduos utilizados no processo.

fonte: vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário