quarta-feira, 6 de junho de 2012

Motoristas e cobradores de ônibus fazem manifestação no centro de S.J. dos Campos (SP)


Motoristas e cobradores de São José dos Campos (97 km de São Paulo) realizam na manhã desta quarta-feira 6) uma manifestação pelas principais vias do centro da cidade. O motivo para o movimento é a retirada dos cobradores de algumas linhas. Cerca de 30% dos ônibus que atendem a diversas linhas participam da movimentação na região central. Motoristas que utilizam essas vias enfrentam congestionamentos.

Em nota divulgada após reunião realizada na tarde dessa terça-feira (5), a Secretaria de Transportes de São José dos Campos propõe ao sindicato que ‘nos próximos 20 dias a categoria acompanhe e avalie a operação de quatro linhas alimentadoras para verificar que não há perdas para os profissionais nem para a população’.

Segundo o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, filiado à CUT, desde a última sexta-feira (1º), além das quatro linhas que atendem às regiões norte e sul da cidade, mais cinco linhas conhecidas como "corujões", que circulam de madrugada, passaram a circular sem o cobrador.

Para o presidente da entidade, José Carlos de Souza, a medida é inviável, já que o motorista ficará sobrecarregado, pois além de guiar o veículo, terá de liberar a catraca eletrônica para os passageiros. "Com certeza isso é apenas o início, depois essa medida vai ser ampliada para todas as linhas. Precisamos defender nossos empregos", afirmou.

Ainda segundo Souza, o que o transporte público precisa é de mais qualidade, mais ônibus, ampliação das linhas e a implantação dos corredores de ônibus exclusivos, projeto que ainda não saiu do papel.

De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Transportes da cidade, as linhas afetadas são linhas com demanda reduzida e que não chegam a circular pelo centro da cidade. Além disso, as quatro linhas contam com ônibus modelo de ônibus Mid, que tem capacidade para transportar apenas 65 passageiros.

Em São José dos Campos os usuários do transporte coletivo que possuem o cartão eletrônico podem utilizar linhas integradas, desde que circulem num mesmo sentido.

fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário