sexta-feira, 6 de julho de 2012

Petroleiros ameaçam iniciar greve no dia 20 de julho


A Federação Única dos Petroleiros (FUP) pretende realizar uma mobilização a partir da próxima segunda-feira para protestar contra a proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) apresentada pela Petrobrás. O movimento deve ocorrer ao longo da semana e, caso não avancem as negociações com a estatal, os trabalhadores ameaçam iniciar uma greve por tempo indeterminado no próximo dia 20.

A entidade destaca em informativo interno que os trabalhadores se reunirão com representantes da Petrobrás na próxima segunda-feira para tratar da PLR. A estatal, contudo, não deve apresentar uma nova proposta. "Mais do que provocação, é um desrespeito com todos os trabalhadores a empresa agendar uma reunião vazia, para inglês ver, onde de antemão já informa que não será apresentada nova proposta", destaca o material da entidade representante dos petroleiros.

A Petrobrás, em documento enviado à FUP no início desta semana, teria afirmado que não apresentaria nova proposta de PLR, mas sim aprofundaria informações e esclarecimentos "na busca da construção do entendimento sobre a Participação nos Lucros e Resultados referentes ao exercício de 2011". Além disso, companhia e trabalhadores discutem condições de PLRs futuras. Os petroleiros planejam realizar assembleias entre os dias 13 e 19 para discutir os pontos apresentados pela Petrobrás.

Ainda de acordo com os trabalhadores, a estatal teria divulgado uma proposta que reduz em 15,73% o piso da PLR em relação ao exercício de 2010. A proposta foi rejeitada por mais de 98% dos trabalhadores em todos os sindicatos da FUP consultados sobre o tema.

fonte: estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário