terça-feira, 10 de julho de 2012

Servidores da Funai mantêm greve por tempo indeterminado


Os servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) anunciaram nesta segunda-feira a continuidade da greve até que o governo apresente sua proposta de negociação. A paralisação já dura 18 dias. A categoria reivindica reconstrução do plano de carreira, aumento salarial, contratação de novos servidores e melhores condições de trabalho.Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep-DF), Oton Pereira Neves, o governo ainda não se manifestou sobre as reivindicações dos servidores da Funai, e por isso a greve vai continuar.

- Os servidores trabalham em péssimas condições. Eles se queixam da falta de equipamentos, exigem a contratação de mais 3 mil funcionários e a mudança para uma nova sede em Brasília, pois a atual está caindo aos pedaços. Enquanto o governo não atender às reivindicações, vamos continuar em greve - disse Pereira.
Para a servidora da Funai Thaís Bittencourt, além do reajuste salarial, os servidores querem ser valorizados.
- Estamos reivindicando melhor infraestrutura das instalações, principalmente nas coordenações regionais. Há locais que não tem sede, computadores, telefone, internet e meios de transporte, como barcos na Amazônia. Estamos trabalhando em condições precárias. Queremos que novos concursos sejam feitos e que os servidores sejam melhor capacitados para atender aos índios - ressaltou.

A assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) informou à que a pauta de reivindicações dos servidores da Funai está em análise. Segundo o Mpog, mais de 40 sindicatos que representam os servidores públicos federais apresentaram pautas, que estão sendo apreciadas separadamente.

A expectativa é que o governo apresente uma posição sobre os pedidos dos servidores até o dia 31 de julho. O prazo final para responder a todas reivindicações é 31 de agosto, quando o Poder Executivo tem que encaminhar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2013 para apreciação do Congresso Nacional.

fonte: oglobo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário