segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Docentes de Chicago entram em greve

Os docentes das escolas públicas de Chicago (Illinois, norte dos Estados Unidos) iniciaram uma greve nesta segunda-feira, 10, pela primeira em 40 anos, por aumento salarial, um melhor sistema de avaliação e maior segurança no emprego.

"Nós não conseguimos alcançar um acordo que pudesse evitar a greve", explicou a presidente do sindicato dos professores da cidade (Chicago Teachers Union, CTU), Karen Lewis, em um comunicado.

Professora carrega placa ao lado de escola primária de Chicago pela primeira vez em 25 anos
A paralisação do trabalho envolve cerca de 25 mil professores e pode afetar cerca de 350 mil alunos, do pré-escolar até as turmas de ensino médio.

Os professores exigem um reajuste de 30% de seus salários em compensação à extensão da sua jornada de trabalho, mas no decorrer das negociações deram a entender que poderiam aceitar um aumento menor, em troca de um sistema de avaliação mais flexível.

Também pedem a adoção de um sistema de recontratação dos professores que permanecem desempregados após o fechamento das escolas em que ministravam aulas.

Professores de Chicago, nos EUA, entram em greve após 25 anos

Os docentes das escolas públicas de Chicago (Illinois, norte dos Estados Unidos) iniciaram uma greve nesta segunda-feira, pela primeira vez em 25 anos.

Os professores pedem aumento salarial, um melhor sistema de avaliação e maior segurança no emprego.

"Nós não conseguimos chegar a um acordo que pudesse evitar a greve", explicou a presidente do sindicato dos professores da cidade (Chicago Teachers Union, CTU), Karen Lewis, em um comunicado.

A paralisação do trabalho envolverá cerca de 25 mil professores e pode afetar cerca de 350 mil alunos, do pré-escolar até as turmas de ensino médio.

Os professores exigem um reajuste de 30% de seus salários em compensação à extensão da sua jornada de trabalho e a volta dos colegas demitidos com o fechamento de escolas.

Apesar de terem recorrido à paralisação, os docentes deram a entender no decorrer das negociações que poderiam aceitar um aumento menor, em troca de um sistema de avaliação mais flexível.

fonte: estadao.com.br / folhasp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário