terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eric Hobsbawn: um legado para toda a história - Nota CUT


É com profundo pesar que a CUT recebeu a notícia da morte do historiador Eric Hobsbawn na manhã desta segunda-feira (1º), um dos maiores pensadores e estudiosos da obra de Karl Marx e que tanto colaborou e tem colaborado com seus estudos e textos para a organização dos movimentos sociais e da classe operária.

O historiador marxista, cuja obra influenciou gerações de militantes e ativistas de esquerda,foi fundamental para a interpretação dos movimentos sociais e para uma renovação da análise marxista. Seus estudos sobre as condições de vida e de trabalho, a experiência vivida por homens e mulheres de determinadas categorias da classe operária, são um exemplo desse compromisso intelectual e militante.

Os seus quatro volumes sobre os séculos XIX e XX, abrangendo a história europeia desde a revolução francesa até a queda da URSS, são reconhecidos como obras incontornáveis, definidoras do seu período.

Sobre a atual crise capitalista, Hosbsbawn foi categórico em afirmar que o mercado não tem nenhuma resposta para o principal problema com que se defronta o século XXI: “o fato de que o crescimento econômico ilimitado e cada vez mais tecnológico, em busca de lucros insustentáveis, produz riqueza global, mas às custas de um fator de produção cada vez mais dispensável, o trabalho humano, e, talvez convenha acrescentar, dos recursos naturais do planeta”.

O legado de Hobsbawn ficará intacto para que possamos analisar e pensar a nossa história e, assim, instituir uma nova ordem social, muito mais justa e igualitária.

fonte: cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário