quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Grécia tem nova greve contra a austeridade


Grécia tem nova greve contra a austeridade

A Grécia volta a conviver com uma greve geral, convocada para esta quinta-feira pelos sindicatos, a quarta no ano, para protestar contra a austeridade, no mesmo dia de uma reunião de cúpula em Bruxelas das autoridades europeias.


Greve afeta o transporte aéreo, marítimo, ferroviário e urbano
Os serviços públicos e os transportes, como o metrô, trens e os táxis, foram fortemente afetados. Diversos voos foram cancelados.

Os dois principais sindicatos do país, GSEE e Adedy, desejam enviar a mensagem de que um terceiro ano consecutivo de cortes orçamentários não será suportado pelos gregos, enquanto o país afunda na recessão-depressão.á

Várias manifestações estão programadas para Atenas e outras cidades do país.

Ao mesmo tempo, o governo de coalizão, dirigido pelo primeiro-ministro conservador Antonis Samaras, continua discutindo com o trio de credores (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) sobre os últimos detalhes do programa de ajuste econômico

fonte: uol.com.br

Distúrbios em greve geral na Grécia deixam 5 feridos

Cerca de 50 pessoas foram detidas e cinco ficaram feridas nesta quinta-feira em Atenas durante os distúrbios isolados que foram registrados no final da grande manifestação contra os cortes que o Governo finaliza, informou a Polícia local.


Manifestantes protestam contra cortes de pensões
As manifestações por ocasião da greve geral que paralisou o país reuniram em Atenas dezenas de milhares de pessoas, 45 mil segundo a última estimativa da Polícia, em um ato no centro da cidade.

O protesto transcorreu de forma pacífica, mas por volta das 13h30 (horário local, 7h30 de Brasília), um grupo de encapuzados começou a jogar pedras e bombas incendiárias contra a Polícia antidistúrbios, que se viu obrigada a intervir.

Os agentes usaram gás lacrimogêneo em uma ação que deixou um saldo de 50 detidos e cinco feridos, três manifestantes e dois policiais.

A segunda greve geral na Grécia em três semanas protesta contra os novos ajustes que o Governo e a troika estão finalizando, que prevê diminuir pensões, salários públicos e serviços sociais. 

 fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário