quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Sindicatos gregos programam greve para 18 de outubro


Os maiores sindicatos dos setores público e privado da Grécia convocaram uma greve geral de 24 horas para 18 de outubro, coincidindo com uma importante reunião de líderes da União Europeia (UE). Os sindicatos esperam que a greve represente uma forte mensagem contra a nova onda de medidas de austeridade planejada pelo governo em troca do recebimento de recursos dos credores internacionais.

"Nós decidimos convocar uma greve nacional geral de 24 horas em 18 de outubro", declarou Ilias Iliopoulos, secretário-geral do sindicato Adedy, que reúne funcionários do setor público. "Exigimos a derrubada dessas políticas. Não temos qualquer respeito pelas iniciativas que eles estão tomando. Eles estão levando miséria ao nosso povo, que está sendo aniquilado pelo pacto social e pelas medidas de austeridade."

O GSEE, o maior sindicato do setor privado grego, informou que também planeja uma greve nacional de 24 horas em 18 de outubro, embora nenhum representante da agremiação tenha comentado o fato.

Iliopoulos acrescentou que seu sindicato pretende tomar medidas adicionais no dia em que novos cortes de gastos serão votados no Parlamento. "No dia da votação, vamos pedir a todos que estejam lá (no Parlamento) e pretendemos convocar outra greve de 24 horas", disse ele.

Uma delegação da chamada Troica - grupo formado pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) - retomou as negociações com autoridades do Ministério de Finanças nesta quarta-feira, numa tentativa de chegar a um acordo sobre 13,5 bilhões de euros em cortes orçamentários, medidas fiscais e de uma série de reformas estruturais que a Grécia deve concluir e o Legislativo deve aprovar no Parlamento, antes de o país receber a próxima parcela de ajuda, de 31,5 bilhões de euros.

A Grécia declarou que, sem a próxima parcela da dívida, o país vai ficar sem dinheiro no final de novembro.

fonte: estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário